Fraudes imobiliárias

Fraudes imobiliárias


Novo golpe no mercado imobiliário: aprenda a se resguardar - Notícias de  decoração, mercado imobiliário e muito mais | Blog Imovelweb




A fraude imobiliária consiste em diversas práticas que têm o objetivo de garantir vantagem de uma pessoa ou empresa em cima de outra no momento da compra e venda de imóveis. Podemos utilizar como exemplo a negociação de um imóvel que esteja em situação irregular, por diversas razões.





Existem inúmeros tipos de fraudes no mercado imobiliário. Muitas dizem respeito à atuação de incorporadoras, construtoras, administradoras ou corretores (ou supostos tais) inidôneos, irregulares ou desonestos. A possibilidade de ser enganado se da pelo fato de que a maioria se envolve em transações imobiliárias com pouca frequência ao longo de suas vidas. Isso os deixa inexperientes e vulneráveis ​​para aqueles que desejam tirar proveito deles.





Vale lembrar que durante a negociação de um imóvel você terá que lidar com uma série de documentações suas, do comprador ou vendedor, e da própria residência ou estabelecimento. Isso reforça ainda mais a necessidade de alguém que conheça bastante a área, que perceba a legalidade do processo e também indícios de uma fraude imobiliária. 





Documentos como:





  • CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Certidão de estado civil.




Assim como outras tantas certidões negativas de ações na Justiça Federal precisarão ser expedidas durante o negócio. É preciso estar atento à legalidade dos documentos, já que golpistas podem tentar fraudá-los, o que aumenta ainda mais a necessidade de um profissional da área.





Aprenda a identificar um documento falso para não cair em uma fraude imobiliária:





  • Desconfie caso o vendedor não queira lhe apresentar a matrícula do imóvel, e insista para que ele diga em que cartório o mesmo está registrado. Sabendo onde é o cartório, você pode ir lá presencialmente adquirir o documento original, com a matrícula, que lhe dará todas as informações sobre o imóvel




  • Confira se a idade do vendedor que consta no RG bate com os demais documentos;
  • Se a foto do RH é igual a sua própria aparência;
  • Ou até mesmo se a foto nas carteiras estão impressas no papel.
  • Visite o imóvel
  • Fique atento a veracidade dos anúncios online




E caso você tenha deixado passar algum detalhe e perceba só posteriormente que foi vítima de um estelionatário, tendo caído em uma fraude imobiliária, tenha calma e acione rapidamente a polícia. É necessário fazer uma denúncia formal às autoridades para, então, proceder com todas as questões judiciais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.