A fraude imobiliária consiste em diversas práticas que têm o objetivo de garantir vantagem de uma pessoa ou empresa em cima de outra no momento da compra e venda de imóveis. Podemos utilizar como exemplo a negociação de um imóvel que esteja em situação irregular, por diversas razões.
Existem inúmeros tipos de fraudes no mercado imobiliário. Muitas dizem respeito à atuação de incorporadoras, construtoras, administradoras ou corretores (ou supostos tais) inidôneos, irregulares ou desonestos. A possibilidade de ser enganado se da pelo fato de que a maioria se envolve em transações imobiliárias com pouca frequência ao longo de suas vidas. Isso os deixa inexperientes e vulneráveis para aqueles que desejam tirar proveito deles.
Vale lembrar que durante a negociação de um imóvel você terá que lidar com uma série de documentações suas, do comprador ou vendedor, e da própria residência ou estabelecimento. Isso reforça ainda mais a necessidade de alguém que conheça bastante a área, que perceba a legalidade do processo e também indícios de uma fraude imobiliária.
Documentos como:
CPF;
Carteira de identidade;
Certidão de estado civil.
Assim como outras tantas certidões negativas de ações na Justiça Federal precisarão ser expedidas durante o negócio. É preciso estar atento à legalidade dos documentos, já que golpistas podem tentar fraudá-los, o que aumenta ainda mais a necessidade de um profissional da área.
Aprenda a identificar um documento falso para não cair em uma fraude imobiliária:
Desconfie caso o vendedor não queira lhe apresentar a matrícula do imóvel, e insista para que ele diga em que cartório o mesmo está registrado. Sabendo onde é o cartório, você pode ir lá presencialmente adquirir o documento original, com a matrícula, que lhe dará todas as informações sobre o imóvel
Confira se a idade do vendedor que consta no RG bate com os demais documentos;
Se a foto do RH é igual a sua própria aparência;
Ou até mesmo se a foto nas carteiras estão impressas no papel.
Visite o imóvel
Fique atento a veracidade dos anúncios online
E caso você tenha deixado passar algum detalhe e perceba só posteriormente que foi vítima de um estelionatário, tendo caído em uma fraude imobiliária, tenha calma e acione rapidamente a polícia. É necessário fazer uma denúncia formal às autoridades para, então, proceder com todas as questões judiciais.